Tecnologia presente na vida das crianças!

Vivemos em um mundo completamente tecnológico. Para onde olhamos, seja um outdoor de LED ou um simples pen drive, vemos a tecnologia caminhando para um futuro maior. E assim como a maioria das coisas que nos trazem seus benefícios, também carregam consigo seus malefícios. Não poderia ser diferente com a vasta opção de aparelhos tecnológicos que temos hoje.

O mundo da tecnologia no seu ápice,  conseguiu alcançar o universo infantil. Mercado este numeroso e sem fim.

babies-playing-computer_1680x1050

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes, independentemente da idade. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, se divertir ou até como meios de estudo, frutos da era digital. A grande questão que envolve essa inclusão precoce da tecnologia na vida dos pequenos é o fato de que cada vez mais eles trocam as atividades e brincadeiras que envolvem o relacionamento interpessoal por jogos e formas de entretenimento individuais, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança.

Crianças-tecnológicasAs brincadeiras muito comuns há 20 anos atrás estão se extinguindo. Soltar pipa, jogar bola na rua, pular amarelinha, polícia e ladrão, esconde-esconde, estão sendo esquecidas. As mais variadas diversões do passado estão sendo substituídas pelos computadores, tablets, e celulares.

amarelinha

Assim como os adultos, as crianças também estão inseridas nesse contexto digital, pelo fato de observarem tudo que seus pais fazem. Portanto, se os pais utilizam aparelhos tecnológicos com muita frequência, a criança também se sente estimulada a utilizar.

Segundo pesquisas feitas, o uso de aparelhos eletrônicos precocemente e de forma exagerada pode causar isolamento da criança com pessoas reais, torná-la obesa, prejudicar o desenvolvimento psicomotor, concentração, entre outros fatores. Além disso, crianças que ficam muito tempo usando aparelhos eletrônicos podem estar sentindo falta de uma maior proximidade da família ou amigos. Muitas vezes, por conta dos jogos, algumas delas desenvolvem uma atitude mais agressiva do que o normal e isso pode ser um grande problema tanto para a relação com a família como na escola com os amigos.

Obviamente não existe apenas malefícios, segundo pesquisas, a criança pode desenvolver sua capacidade de inteligência, memória, capacidade de aprendizagem e de adaptação. Mas isso só acontece quando há limites para o uso, afinal tudo que é exagerado faz mal.

Cabe aos responsáveis pela criança, impôr limites, já que ela ainda não tem entendimento do que é bom ou não para si. Sem exageros e na idade certa, a tecnologia pode ser muito útil para a vida das crianças e adolescentes!

Anúncios

Um comentário sobre “Tecnologia presente na vida das crianças!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s