Porque as flores são perfumadas? E qual o significado das suas cores!

Como todo ser vivo, ao longo de sua evolução as plantas desenvolveram características que facilitam sua sobrevivência. A cor e o perfume das flores são um bom exemplo disso.
O perfume atrai agentes polinizadores como mariposas, moscas e outros insetos. Este insetos atraídos pelo odor, pensando  na possibilidade de encontrar alimentos,  acabam pousando nas flores, que é o órgão reprodutor das plantas chamadas angiospermas. Ao pousar em diversas flores, esses insetos carregam o pólen de uma para outra, fecundando-as.

Os perfumes, por sua vez, são produzidos por tecidos glandulares chamados osmóforos, localizados nas pétalas da flor ou em sua sépala (parte do cálice exterior). Essas glândulas soltam mínimas quantidades de óleos voláteis – isto é, que evaporam com facilidade -, que são os responsáveis pelo odor exalado.

Há também flores que, em vez de perfume, produzem odores fétidos – como o de carne podre – para atrair moscas, quando são elas que cumprem o papel de polinizador.

Confira-As-Dicas1 flores-azuisfotos-de-flores-naturais-02flores_lilas_rosas1600fotos-flores-brancasrosas-amarelas12095gerbaramidori

As cores das flores, seu perfume e formas costumam despertar nas pessoas sentimentos dos mais variados. O significado mais importante das flores se refere ao motivo que leva as pessoas a comprar e a enviar como presente, para um amigo, a namorada, um cliente, demonstrando assim que o outro é importante e que tem por ele uma afeição.

As flores podem ser enviadas como arranjos, onde as floriculturas procuram combinar a simbologia e as cores de acordo com o evento especial e a situação.

Flores brancas
As flores brancas significam o perdão, a paz, a inocência, a pureza, lealdade. Exemplos: orquídeas, rosas, lírios, tulipas entre outras.

Flores vermelhas
O principal significado das flores vermelhas é o amor. Essa cor simboliza a paixão, atração, fidelidade e amor. Exemplos: gérberas, tulipas, rosas, crisântemos entre outras.

Flores azuis
É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor. Exemplos: íris, Hortência, violeta entre outras.

Flores amarelas
É uma cor alegre, que estimula a memória. É considerada a cor do verão e do sol e simboliza a amizade, o sucesso. Também expressa satisfação e alegria. Exemplos: girassol, margarida, lírio, rosa, crisântemo, tulipa, gladíolo.

Flores roxas ou violetas
É a cor da dignidade, do mistério, da aristocracia, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão. Exemplos: hortênsias, amor-perfeito.

Flores verdes
É a cor da esperança, simbolizam a prosperidade, a sorte, dinheiro, fertilidade, crescimento. Exemplos: plantas, folhagens, fícus, heras, peperômia, antúrio.

Flores laranjas
É a cor do fogo, significa contentamento, festa, fascínio, e pode também revelar orgulho. Exemplos: gérberas, orquídeas, tulipas.

Flores cor de rosa
Simbolizam a delicadeza, beleza, juventude, o amor. Exemplos: rosas, lírios, orquídeas, gladíolos, cravos, boca-de-leão.

flores

Assim como as cores têm um significado individualmente, arranjos florais com flores e cores diferentes combinadas também têm um significado:

Vermelhas e amarelas – Felicidade.
Combinação de tons claros – Amizade e solidariedade.
Vermelhas e brancas – União e harmonia
Diferentes tons de rosa e vermelho – Amor e felicidade.

As flores têm o poder de despertar emoções e transformar momentos. Cada uma delas tem uma característica especial, tornando cada buquê único e pessoal. Esperam que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esta planta que é o ícone da estação mais alegre do ano, a Primavera. 🙂

Anúncios

3 comentários sobre “Porque as flores são perfumadas? E qual o significado das suas cores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s