Cuidados essenciais com as Roupas de Cama!

Não tem nada melhor do que deitar em uma cama cheirosa, com lençóis macios e que traga um aconchego para o nosso dormir. Para deixar sua roupa de cama com um toque gostoso, não basta apenas mantê-la limpa, é preciso alguns cuidados a mais, e que são super simples. Pensando nisso a Varal, que é especialista no segmento de Cama, Mesa e Banho, mostra a importância dos cuidados com a sua rouparia e traz umas dicas de cuidados a serem tomados em cada um  dos processos,  desde a sua lavagem até a hora de guardá-la.

No momento da lavagem,  verifique sempre as etiquetas das peças para evitar o uso de algum produto inadequado. Lave roupas brancas separadas das coloridas e não misture as peças de algodão com as de poliéster, pois é o atrito de dois tecidos distintos que gera as famosas bolinhas. Use vinagre no enxágue para neutralizar odores e retirar melhor o sabão.

O uso do amaciante, a primeira vista, parece bom pois deixa as roupas com um cheiro maravilhoso e com aspecto de macia. Porém com o passar do tempo ele vai acumulando nas fibras dos tecidos, principalmente em toalhas de banho, o que vai ocasionando uma perda de maciez e acúmulo de tal produto na peça, comprometendo assim a sua utilidade. Portanto, o uso de amaciantes pode sim ser feito, porém, com muita cautela e sem exageros! Siga sempre uma dosagem não muito alta, pois qualquer produto em excesso pode manchar a roupa.

Outro ponto importante é a hora de desencardir os lençóis. Use somente alvejante sem cloro, caso contrário, com o tempo, o tecido pode amarelar.02-como-cuidar-da-sua-roupa-de-cama
Outra peça importante, e que devemos ter um extremo cuidado na lavagem, é o travesseiro. Procure sempre ler na etiqueta se é possível lavar o travesseiro, e qual o modo mais indicado. Lave-o sempre na função para roupas delicadas da máquina, para não correr o risco de embolar as fibras, no caso de travesseiros com recheio de fibra de poliéster. Observe que determinados travesseiros como de plumas de ganso, fibra de látex e espuma de poliuretano (travesseiro da NASA), geralmente não podem ser lavados. Mas para qualquer que seja o material de recheio dos travesseiro, o ideal sempre é usar capas protetoras impermeáveis, para evitar a proliferação de ácaros que é super comum neste produto, em função de várias bactérias que liberamos durante o sono e que vão se  acumulando nele. Por este motivo o ideal é a troca de travesseiros de 2 em 2 anos.

03-como-cuidar-da-sua-roupa-de-cama
Na hora de passar as roupas, o ideal é que assim que recolhidas do varal já fiquem dobradas para posteriormente serem passadas, assim o ferro deslizará melhor e não dará tanto trabalho. Observe sempre nas etiquetas dos produtos a temperatura ideal do ferro, para evitar danos as suas roupas de cama. Se você quer deixar seus lençóis com um aroma agradável, use a água perfumada específica para roupas de cama, pois se não for específica pode manchar. A água perfumada além de ajudar na hora de passar, deixa um cheirinho maravilhoso!
Um truque para se passar lençóis é iniciar sempre pelas bordas, para dobrarem com mais facilidade.

Produtos como colchas, edredons e porta travesseiros, que possuem recheio de poliéster, merecem cuidados maiores na hora de passar, pois a alta temperatura do ferro pode danificar a fibra de poliéster, fazendo com que ela fique dura e a peça, que antes era maleável, fique com aspecto de engomada.

04-como-cuidar-da-sua-roupa-de-cama

Ao guardar as roupas de cama, para você ter um controle e não usar mais uma peça do que a outra, dê preferência por guardar abaixo de todas as outras a peça que você acabou de usar em sua cama, evitando assim que use sempre a mesma. Esse pequeno truque garante o uso equilibrado de todas as peças, e serve tanto para lençóis como para colchas. Reforce o perfume das suas roupas de cama borrifando sobre elas já guardadas no armário, isso fará com que o aroma se mantenha em suas roupas até a próxima vez que for usá-las.

05-como-cuidar-da-sua-roupa-de-cama

Para preparar uma cama linda, aconchegante e com a devida proteção ao seu colchão, use sempre um protetor impermeável, isso ajudará a prolongar a vida útil do seu colchão, evitando assim a proliferação de bactérias que causam alergias, principalmente as respiratórias. Prepare o jogo de lençol que irá colocar, coordenando com uma colcha ou edredom. Para dar um charme a mais, coloque uma manta aos pés da cama, se preferir,  fica lindo!
Depois de pronta, poderá colocar um renovador de lençóis, que serve para deixar um aroma na sua cama arrumada. Assim é só deitar, descansar e aproveitar uma bela noite de sono!
Esperamos que tenham gostado das dicas de hoje! 🙂

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s