Iluminação

A iluminação tem muito poder sobre um ambiente. Ela pode ser o destaque da decoração ou simplesmente um item necessário para conseguirmos enxergar quando não há luz natural. Ela pode tornar um ambiente mais elegante ou comum. Mais íntimo ou descontraído.

Quando estamos falando de iluminação para casa, existem inúmeras possibilidades e cada ambiente pode exigir utilidades diferentes, necessitando, portanto, de luzes diferentes.

Começamos dizendo que a luz natural é muito importante em qualquer peça da casa e quanto mais abundante ela for, melhor. Mas na ausência dela, temos duas alternativas: lâmpadas incandescente (luz quente, mais amarelada) e lâmpadas fluorescentes (luz fria, mais branca).

As lâmpadas incandescentes consomem mais energia e duram bem menos que as fluorescentes, o que explica a utilização muito mais comum dessas últimas. Contudo, a luz quente é perfeita para ambientes mais íntimos e ambientes de descanso, como a sala e os quartos. Já a luz branca é ideal para locais de atividade mais intensa, as áreas de trabalho como cozinha, lavanderia, escritório e banheiros.

Outra possibilidade bem comum hoje em dia é a combinação dos dois tipos de luzes no mesmo ambiente. Dependendo da ocasião é escolhida a iluminação ideal.
01-projeto-luminotecnico-traz-aconchego-para-apartamento-no-rio 04-projetos-de-iluminacao-para-a-casa-inteira42casa-iluminada-8Glass House by Nico van der Meulen Architects 13

A cozinha, por exemplo, é um ambiente que pede luz branca, mas se ela for integrada à sala, é importante que hajam as duas possibilidades de iluminação, assim, quando houver uma janta ou alguma outra atividade mais íntima, é possível deixar todo o ambiente no mesmo clima aconchegante e elegante. 38hzrmu2kkljgi9i0tbwufwx7guia-iluminacao-46-areas-claras-funcionais-09No quarto é a mesma coisa. É preferível a luz amarela, mas se a luz branca for considerada essencial, é possível ter as duas opções. A luz incandescente pode estar presentes em pontos de luz ou abajures, enquanto a fluorescente fica no teto.fresh-and-Cozy-bedroom-Design-inspirationdecoracao-de-quarto-de-casal-iluminacao-indireta-detalhe-de-gesso-papel-de-parede-tons-neutros-tapete-listrado-composicao-de-papeis-de-parede (1) dramatic bedroom lightingPara finalizar, o espaço da maquiagem deve ter dois ou três tipos de luz diferentes. A luz quente é a mais utilizada em camarins e outros ambientes utilizados para maquiagem, mas o ideal é que haja luz natural, luz branca no teto e a luz quente vindo de frente (e cercando todo o espelho), como no exemplo abaixo. Dessa forma é obtido o resultado mais fiel possível à realidade, e é também a melhor maneira de estar preparado tanto para ambientes externos como internos. penteadeira-maquiagens

Anúncios

Um comentário sobre “Iluminação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s