Cuidados especiais com a sua saúde no verão!

Pegando-sol

O verão é maravilhoso! As pessoas ficam mais animadas, saem de férias, descansam, ficam bronzeadas e se divertem, mas o clima quente propicia alguns problemas de saúde que devem ser prevenidos.

O Bem Estar publicou uma matéria com os problemas de saúde mais comuns nessa época do ano, e qual a melhor forma de lidar com cada um deles.

o-banho-de-solQueimadura Solar:

Apesar de toda a informação que temos hoje a respeito dos horários indicados para exposição ao sol, o horário do meio dia é um dos momentos em que as praias se veem mais lotadas. Por essa falta de cuidado e pelo mal uso do protetor solar é que vemos tantos casos de queimaduras solares.

Segundo o dermatologista Marcus Maia, a exposição desprotegida ao sol pode provocar queimaduras de diferentes intensidades:
1° Vermelhidão
2° Vermelhidão acompanhada de inchaço
3° Vermelhidão, inchaço e bolhas

De acordo com a gravidade, recomenda-se a busca por um serviço médico.
Para prevenir o problema, é necessário evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h e usar protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. Além disso, o ideal é ficar na sompra, e é indicado o uso de chapéus ou bonés.

higienizar-alimentos-60-967Infecções Alimentares:

As bactérias se desenvolvem com mais facilidade nos alimentos em climas quentes, e essa é a principal causa das infecções alimentares. Além disso, no verão as pessoas costumam ir à praias e outros locais que não possuem saneamento adequado e/ou os alimentos são preparados sem tanto cuidado.

Os sintomas são principalmente diarréia e vômito, que duram em média de 2 à 3 dias, e nesse período o paciente deve fazer uma hidratação adequada e ingerir alimentos leves. Se surgirem sintomas mais graves, um médico deverá ser consultado.

Segundo o infectologista Jessé Reis Alves, é aconselhável ter um cuidado maior com alimentos à base de ovos, pois eles podem se adulterar mais rapidamente, e também com alimentos crus e mal cozidos. Além disso, é importante que seja ingerida água mineral engarrafada.

4.1.1Hipertermia nos Idosos:

Ocorre quando a temperatura do organismo se eleva devido ao calor do ambiente e os principais alvos são os idosos.

O calor corporal é disperso, entre outras formas, através do suor, que é menos intenso nos idosos devido à redução das glândulas sudoríparas.  Além disso, eles normalmente sentem menos sede e, portanto, ingerem menos líquido, que tem a capacidade de hidratar e refrescar o corpo.

Os sintomas são cólicas abdominais, ânsia de vômito e câimbras. O quadro pode evoluir para sintomas neurológicos, desde irritabilidade até alucinações, podendo ocasionar convulsões e até coma.

Para prevenir o problema, é necessário ingerir bastante líquido e evitar a exposição direta ao sol. Também é indicado o uso de roupas leves e de cores claras, preferencialmente de algodão, e de protetor solar.

pe-na-areiaBicho Geográfico na areia:

A areia da praia, quando contaminada por fezes de cachorro, pode conter o bicho geográfico. Trata-se de um parasita que, quando em contato com o humano, manifesta-se por uma bolinha vermelha geralmente localizada na região da planta do pé. Essa bolinha coça violentamente e, de repente, começa a andar, formando um caminho linear.

Caso o paciente apresente esses sintomas, é necessário procurar um médico.

http://g1.globo.com/bemestar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s